Perfil investidor: entenda a importância de criar!

Anúncios

Para lhe dar conselhos de investimento adequados, seu consultor precisa conhecê-lo muito bem. Isso inclui coisas como seu conhecimento de investimento, seu horizonte de investimento e sua tolerância ao risco. Entenda como traça um bom perfil de investidor.

As atualizações do investidor são essenciais para mantê-los atualizados sobre o progresso de uma empresa e dar-lhes a oportunidade de fazer perguntas. Eles também ajudam a construir confiança e aumentar a probabilidade de uma próxima rodada.

Conheça a si mesmo

Conhecer a si mesmo é uma das coisas mais importantes que você pode fazer como investidor. Ele permite que você identifique seus pontos positivos e fracos, o que o ajudará a tomar decisões inteligentes no futuro. Isso é especialmente verdadeiro quando se trata de investimentos, onde sua situação pessoal e financeira pode mudar drasticamente com o tempo.

Uma forma comum de determinar o seu perfil de investidor é através de um questionário baseado na sua experiência de investimento, objetivos financeiros, horizonte de investimento e tolerância ao risco. Essas informações são usadas pelo seu consultor para determinar a combinação certa de investimentos para você.

Anúncios

Por exemplo, se você é um investidor com perfil conservador, gostaria que a maior parte de seu dinheiro fosse investida em ativos seguros, como dinheiro ou equivalentes a dinheiro, títulos de baixo risco e possivelmente uma pequena quantia de suas economias indo para ações. Com uma carteira desse tipo, é muito improvável que você perca dinheiro.

Um investidor agressivo, por outro lado, está mais disposto a assumir algum risco em troca de maiores retornos potenciais. Esses investidores geralmente tendem a ser investidores de capital experientes e têm um horizonte de investimento de longo prazo. 

Eles se sentem confortáveis ​​com alguma volatilidade e muitas vezes procuram diversificar seus portfólios para gerenciar riscos. Eles podem estar dispostos a reequilibrar seus investimentos para chegar a uma meta de relação entre ações e títulos no caso de uma mudança de mercado desfavorável.

Conheça seus objetivos

Suas metas de investimento são o que determina o nível de risco desejado. Por exemplo, se seu objetivo principal é criar uma fonte de renda sem aumentar o valor de seus investimentos, estratégias de investimento conservadoras o ajudarão a atingir esse objetivo, mantendo os riscos no mínimo.

Se, por outro lado, você busca crescimento e gostaria de ver seu patrimônio aumentar com o tempo, estratégias de investimento mais agressivas podem ser adequadas para você. Isso é especialmente verdadeiro se o seu horizonte de investimento for longo.

Durante a criação do seu perfil de investidor, ser-lhe-á pedido que forneça informações sobre os objetivos e metas que pretende alcançar através do investimento, bem como o seu nível de conhecimento sobre instrumentos financeiros. Você também será questionado sobre sua capacidade financeira e sua tolerância ao risco.

Anúncios

Os resultados deste questionário e sua discussão com um consultor permitirão que você defina com precisão seu perfil de investidor. Isso permitirá que você escolha intermediários como corretores on-line, consultores de investimento ou robo-advisors que oferecem produtos adaptados ao seu perfil de investidor.

Se você tem um perfil de investidor muito conservador, a grande maioria do seu investimento será empatada em investimentos seguros (dinheiro, equivalentes a caixa e títulos de baixo risco), com apenas uma pequena porcentagem investida em ativos de risco, como ações. 

É improvável que esse tipo de portfólio perca dinheiro no curto prazo, mas há uma chance muito real de ter um desempenho inferior ao do mercado ao longo do tempo.

Conheça sua tolerância a riscos

Sua tolerância ao risco é a quantidade de risco que você está disposto (e capaz) de assumir. Também é um fator pessoal que pode mudar ao longo do tempo conforme você passa por marcos importantes, como se casar ou ter filhos.

Sua situação financeira influencia sua capacidade de risco, incluindo quanto você ganha e se está ou não endividado. Se você tem uma renda estável e pouca ou nenhuma dívida com juros altos, pode investir de forma mais agressiva, pois pode se dar ao luxo de perder algum dinheiro.

Também é importante considerar como você reage às desacelerações do mercado. Você entra em pânico e vende investimentos na hora errada, levando a uma perda? Você permanece investido e enfrenta a volatilidade na esperança de obter retornos mais altos? Estes são sinais de que você tem uma baixa tolerância ao risco.

Se deseja criar um bom perfil de investidor, precisará entender sua tolerância ao risco atual e compará-la com seu plano baseado em metas. Isso o ajudará a determinar quanto do seu portfólio deve estar em investimentos de baixo risco, investimentos de risco médio e investimentos de alto risco. 

Idealmente, você terá uma sólida maioria de seus ativos em investimentos de baixo risco, uma porcentagem menor em investimentos de médio risco e o restante em investimentos de alto risco para garantir que você esteja adequadamente exposto a oportunidades de crescimento. 

À medida que seus objetivos e cronograma mudam, é importante revisar sua tolerância ao risco e garantir que sua estratégia de investimento permaneça alinhada com seu nível de conforto.

Conheça o seu período de tempo

Os perfis de investidores servem mais do que um rótulo eles ajudam a determinar quais estratégias de investimento são apropriadas para você. Para identificar corretamente o seu perfil, você deve responder a perguntas relacionadas a seus objetivos e experiência financeira, horizonte de tempo, tolerância a riscos e situação financeira. 

O questionário então sugere uma alocação de ativos, que é como sua carteira é dividida entre ações, títulos e reservas de curto prazo. À medida que suas circunstâncias e metas mudam, você pode usar o questionário para atualizar sua alocação de ativos.

O perfil de investidor que melhor se adapta a você deve refletir o retorno desejado e o prazo em que está investindo. Um horizonte de investimento mais longo significa que você pode assumir mais riscos em busca de retornos mais altos e oferece a capacidade de esperar pelas quedas do mercado.

Os investidores agressivos geralmente têm amplo conhecimento sobre investimentos e entendem como funciona o mercado de ações. Eles se sentem confortáveis ​​com grandes flutuações no valor de seu portfólio e esperam ver retornos superiores no longo prazo.